Os Riscos oferecidos pelos pombos

Apesar de serem símbolos da paz, da liberdade e do amor, os pombos causam vários transtornos aos seres humanos. Além dos seus excrementos danificarem monumentos e pinturas dos automóveis, por causa do alto grau de acidez, também podem transmitir várias doenças, principalmente respiratórias.
As principais doenças transmitidas pelos pombos são as respiratórias, a exemplo de rinite, pneumonia e criptococose, que causa infecções nos pulmões, rins, próstata, ossos ou fígado, além de lesões na pele. “O contágio se dá através das fezes secas das aves, que liberam um fungo facilmente inalado pelas pessoas”,
Nas cidades, os pombos quase não têm predadores e vivem de três a cinco anos. Além dos problemas causados pelos excrementos, suas penas podem transportar alguns parasitas, como ácaros, piolhos, carrapatos e percevejos. Por isso é preciso evitar que as aves façam ninhos nos telhados, forros e sótãos.
Para limpar as fezes das aves, deve-se umedecê-las com água antes, a fim de evitar que os fungos sejam levantados. Também é recomendado proteger o nariz e a boca com máscaras ou lenços, além do uso de luva nas mãos.